Air: veja o que é verdade ou inventado no filme da Nike
Lançado no dia 12 de maio no Prime Video, o filme Air: Por Trás do Logo (Air, no original), original da plataforma de streaming da Amazon, já é uma das produções mais badaladas do momento. Misturando os gêneros de drama e de esporte, o longa-metragem é dirigido e estrelado por Ben Affleck (Batman vs Superman: A Origem da Justiça), que surge em tela ao lado de outros nomes de peso, como Matt Damon, Ben Affleck, Jason Bateman, Chris Messina, Marlon Wayans, Chris Tucker e Viola Davis.
A trama de Air: Por Trás do Logo "revela a parceria transformadora entre o então desconhecido Michael Jordan e a inexperiente divisão de basquete da Nike, que revolucionou o mundo dos esportes e da cultura com a marca Air Jordan", diz a sinopse oficial do projeto no Amazon Prime Video, roteirizado por Alex Convery.
Air: o que é verdade no filme da Amazon?
Como o filme do Prime Video aborda uma história real, com figuras reais, muitos espectadores têm se perguntado: o que é verdade em Air: Por Trás do Logo? A narrativa inventou muitas coisas ou foi fiel ao que realmente aconteceu? Abaixo, saiba tudo sobre o assunto!
Datas e prazos imprecisos
Air: Por Trás do Logo não deixa claro qual é a linha do tempo que está utilizando em sua narrativa. Contudo, a obra dá a entender, por meio de algumas declarações feitas por personagens, que o que estamos vendo em tela se passaria em uma ou duas semanas. Porém, de acordo com o The Dan Patrick Show, talk show esportivo de rádio e televisão, apresentado por Dan Patrick, o negócio entre Nike e Michael Jordan levou cerca de três meses e meio (via NBC). Ou seja, o acordo que mudaria a história dos esportes levou mais tempo do que o filme mostra.
Orçamento da Nike
Uma coisa é verdade: na época em que o filme se passa, a Nike estava à beira da falência. Contudo os números revelados em Air não são exatamente os números reais da negociação real entre Jordan e Nike. Na obra, a empresa esportiva tinha um orçamento de U$ 250 mil para investir em patrocínios, valor que deveria ser dividido entre três ou quarto jogadores de basquete. Por outro lado, na realidade, o valor era de U$ 2.5 milhões (via Pop Sugar), que seria repartido ao longo de 5 anos, totalizando U$ 500 mil por ano.
O primeiro encontro entre Sonny Vaccaro e Michael Jordan
Em Air, Sonny (Matt Damon) tenta contato com Jordan logo de cara, viajando para a Carolina do Norte para tanto. Porém, ele não é atendido e é bloqueado pela mãe do jogador. Ele só encontra o astro do basquete, portanto, no fim do longa. Mas, na vida real, não foi bem isso o que aconteceu.
A verdade é que Sonny encontrou Jordan bem antes, logo após os Jogos Olímpicos de Verão de 1984. Eles se conheceram através da figura de George Raveling, que treinava o time olímpico de basquete norte-americano.
Air, filme do Prime Video, conta história real da criação da marca Air Jordan.Fonte: Amazon
Deloris Jordan estava à frente de tudo?
No filme do Prime Video, Deloris Jordan (Viola Davis), mãe do jogador de basquete, é colocada como uma mulher de negócios que toma as decisões mais importantes da carreira do filho. E, apesar de isso ter um pingo de verdade, não retrata exatamente a realidade.
Sim, Deloris incentivou Jordan a assinar com a Nike, mas, em Air, seu papel na negociação ganhou mais relevância por uma razão específica: a narrativa não queria focar na figura de Michael. Ou seja, ao jogar os holofotes mais em Deloris, Air conseguiu deixar Jordan mais no banco de reservas, sem forçar situações nas quais o jogador teria que roubar a cena. Em entrevista, Affleck disse que achava que ninguém compraria a ideia de alguém interpretando Jordan, por isso, não quis explorar muito o atleta em tela.
Viagem para a Carolina da Norte
Esta, talvez, seja a maior invenção de Air, uma vez que Sonny não viajou para a Carolina da Norte para tentar falar com Michael Jordan (via Radio Times). No filme, ele o faz porque o agente de Jordan se recusa a falar com o atleta sobre a oferta da Nike. Por isso, o executivo tenta ir até o encontro do jogador de forma desesperada, agindo na surdina.
A criação do nome Air Jordan
Na produção da Amazon, David Falk (Chris Messina) e Peter Moore (Matthew Maher) pensam no nome Air Jordan de maneira separada, sem conversar um com o outro, o que, mais tarde, gera um conflito sobre quem teria pensado no nome primeiro. Na realidade, entretanto, os dois chegaram à nomenclatura juntos durante uma reunião criativa entre eles e o diretor de marketing da Nike, Rob Strasser (via Collider).
Sonny Vaccaro é interpretado por Matt Damon em Air.Fonte: Amazon
Quem convenceu Jordan, afinal?
Em Air, acompanhamos todo o esforço de Sonny Vaccaro para fazer com que Jordan assinasse com a Nike. O que faria dele, de certa forma, o protagonista do filme. Contudo, na vida real, as coisas mudam de figura, uma vez que cada um dos presentes na reunião com o atleta afirma algo diferente. Inclusive, o próprio Jordan já disse que quem mais o convenceu durante o processo não foi Sonny, mas, sim, Raveling (que no filme é vivido por Marlon Wayans).
Air: Por Trás do Logo está disponível para streaming no Amazon Prime Video.
Fontes
Categorias