Elton John critica presidente russo sobre direitos LGBT e censura a Rocketman
No Dia do Orgulho LGBTQIA+, o cantor Elton John escreveu uma carta aberta ao presidente russo Vladimir Putin criticando seus comentários sobre os direitos no país e a censura recebida pelo filme Rocketman.
A carta de Elton John foi publicada através de seu agente em resposta à entrevista de Putin ao jornal Financial Times, na qual o presidente nega que a Rússia seja um país homofóbico, mas admitia a importância de valores tradicionais: “Não estou tentando insultar ninguém porque fomos taxados por nossa suposta homofobia. Mas não temos problemas com pessoas LGBT. Deus me livre, deixe-os viver como quiserem”, disse Putin ao periódico.
Em resposta, Elton John recordou que a cinebiografia foi censurada no país, com a remoção de cenas importantes sobre a vida íntima e pessoal do ícone da música. Confira abaixo a tradução na íntegra da carta do cantor ao presidente russo.
Carta aberta de Elton John a Vladimir Putin
Caro Presidente Putin
Fiquei profundamente desconcertado quando li sua recente entrevista ao Financial Times. Discordo totalmente da sua opinião de que políticas que adotam a diversidade multicultural e sexual são obsoletas em nossas sociedades. Vejo ambiguidade em seu comentário sobre querer que as pessoas LGBT ‘sejam felizes’ e que ‘não temos nenhum problema nisso’. No entanto, os distribuidores russos escolheram censurar pesadamente o meu filme Rocketman, removendo todas as referências à descoberta da minha verdadeira felicidade, através do meu relacionamento de 25 anos com David e da criação dos meus dois lindos filhos. Isso parece hipocrisia para mim.
Tenho orgulho de viver em uma parte do mundo onde nossos governos evoluíram para reconhecer o direito humano universal de amar quem quisermos. E sou realmente grato pelo avanço das políticas governamentais que legalmente apoiaram e permitiram meu casamento com David. Isso nos trouxe tanto conforto quanto felicidade.
Respeitosamente,
Elton John.
Categorias