YouTube vai limitar quantos Shorts você pode assistir por dia com novo botão

3 min de leitura
Imagem de: YouTube vai limitar quantos Shorts você pode assistir por dia com novo botão
Imagem: GettyImages

A plataforma de vídeos YouTube está desenvolvendo uma ferramenta de bem-estar para os Shorts, formato de vídeos curtos e na vertical do serviço. A novidade é um ajuste de "limite" que estabelece um tempo máximo de consumo diário desses clipes.

De acordo com o site Android Authority, o recurso foi encontrado no código da versão 20.15.32 beta do aplicativo do YouTube para dispositivos móveis. Ele ainda não está incorporado na interface e não teve imagens reveladas, mas já parece em fase avançada de implementação pela empresa e pode aparecer em uma atualização futura.

Esse botão permitirá ao usuário configurar qual o tempo máximo de navegação diária que ele terá no feed automático de Shorts. O período pode ser ajustado manualmente em horas ou minutos e ficará desligado por padrão, cabendo a cada pessoa decidir se vai ou não ligar o alerta.

Quando o aparelho ultrapassar o tempo configurado, o YouTube não permitirá que você visualize o feed de Shorts no aplicativo até o dia seguinte. Entretanto, ainda será possível assistir a outros vídeos da plataforma — inclusive no formato curto, porém individualmente e acessando eles por outros mecanismos, como na página de um canal.

Outras novidades do YouTube Shorts

Enquanto o botão de limite ainda não é oficializado, o YouTube revelou para o Shorts algumas novidades que já estão em fases avançadas de implementação.

As adições incluem um editor de vídeo melhorado, que permite ajustes mais precisos e a aplicação de efeitos simples em poucos passos, como zoom e adição de música de fundo, além de uma prévia do resultado final.

O editor do YouTube Shorts no celular.
O novo e completo editor do YouTube Shorts no celular. (Imagem: Divulgação/Google)

Além disso, o YouTube prometeu uma função que sincroniza uma música pré-selecionada com o vídeo criado e vai aumentar também a quantidade de templates disponíveis, inclusive com fotos da sua própria galeria ou dando créditos automaticamente ao criador original.

A plataforma tem testado ainda funções de inteligência artificial (IA) para ampliar a oferta de ferramentas aos editores. Os recursos incluem remixes de músicas para "reestilizar um número limitado de canções oficiais" e gerar vídeos a partir de comandos de texto simples usando o serviço Veo 2.

Os números impressionantes do Shorts no YouTube

O formato de vídeos curtos na vertical do YouTube foi lançado em 2021 para competir com a crescente popularização do TikTok e o lançamento similar dos Reels no Instagram.

Inicialmente, ele era restrito para até 60 segundos de duração, mas a plataforma triplicou esse limite posteriormente também para acompanhar os rivais. No concorrente TikTok, já é possível subir clipes de até 60 minutos sob certas limitações, enquanto no Reels a duração máxima é a mesma do Shorts.

Os Shorts já contam com uma média de mais de 70 bilhões de visualizações diárias e já são importantes também para a geração de renda dos criadores de conteúdo. Segundo dados oficiais, mais de 25% dos canais no Programa de Parcerias do YouTube já monetizam clipes curtos e otimizados para consumo na vertical.

O próprio YouTube tem dedicado cada vez mais atenção a esse formato, incentivando o uso de Shorts por donos de canais que antes se dedicavam apenas ao tipo tradicional de conteúdo longo e gravado na horizontal. A página inicial e os resultados de busca também estão mais povoados com sugestões de clipes ideais para serem vistos em dispositivos móveis, como smartphones.

Sabia que o TecMundo tem um canal no YouTube com um conteúdo completo de tecnologia, incluindo Shorts, análises de produtos e curiosidades da indústria? Siga o nosso perfil e acompanhe os vídeos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.