Kings League: o que é e onde ver as finais do torneio jogado por Gaules, Falcão e mais

3 min de leitura
Imagem de: Kings League: o que é e onde ver as finais do torneio jogado por Gaules, Falcão e mais
Imagem: Kings World Cup/Divulgação

A partida está disputada: um dos times está com um jogador suspenso e o outro com os gols de valor dobrado. De repente, o presidente do clube em desvantagem aperta um botão e desce da cabine para fazer a cobrança. Ele precisa acertar, já que o dado ainda será jogado e pode mudar uma regra radicalmente.

Esta descrição parece algum modo maluco de games como EA Sports FC 24, mas ela se aplica também a um jogo comum da Kings League. Essa é uma modalidade de futebol nova, mas que tem feito enorme sucesso nas redes sociais e aos poucos conquista também o Brasil.

Com menor tempo de jogo, regras flexíveis e o envolvimento de streamers, o campeonato é capaz de fazer até quem não gosta do esporte torcer para uma equipe, ou ser uma alternativa para fãs de futebol que buscam mais jogos para assistir.

O que é a Kings League? E a Kings World Cup?

A Kings League é uma competição de futebol idealizada no fim de 2022 pelo ex-zagueiro espanhol Gerard Piqué, famoso pela carreira no Barcelona, e o streamer Ibai Llanos. O torneio segue o formato do futebol society, ou fut7, disputado em uma quadra de tamanho reduzido.

Cada time é montado por um streamer famoso, formado a partir de um draft — o mesmo sistema de seleção de ligas como NBA de basquete e NFL de futebol americano — e até dois com jogadores convidados (as Wild Cards), que podem ser até estrelas do futebol.

Ronaldinho, o rei do aleatório, foi um dos famosos na Kings League. (Imagem: Kings League/Divulgação)Ronaldinho, o rei do aleatório, foi um dos famosos na Kings League. (Imagem: Kings League/Divulgação)Fonte:  Kings League 

O torneio Kings League se destaca pelas transmissões digitais, inclusive nos canais dos donos das equipes, e pelas "armas secretas" que podem mudar as regras no meio de uma partida. Fora o torneio original, apenas envolvendo a Espanha, já foram organizados ou idealizados campeonatos na Itália, Américas e o Queens League de futebol feminino.

Já a Kings World Cup é a "Copa do Mundo" organizada pelo mesmo grupo, reunindo equipes de várias partes do planeta.

O troféu da Kings World Cup. (Imagem: Kings World Cup/Divulgação)O troféu da Kings World Cup. (Imagem: Kings World Cup/Divulgação)Fonte:  Kings World Cup 

Na edição de 2024, que é a primeira, o Brasil foi representado por dois times: a G3X, do streamer Gaules, e o FURIA FC, sob o comando de O Estagiário e o craque Falcão, do futsal.

No momento em que esse texto é publicado, a G3X eliminou a própria FURIA e vai disputar a semifinal em busca do prêmio que inclui US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões na cotação atual).

Como é um jogo da Kings League?

A partida começa com um jogador de linha de cada lado mais o goleiro, com a bola caindo de um suporte no topo ou posicionada no centro da quadra, em disputa para quem encostar nela primeiro.

Com o passar dos minutos, cada equipe adiciona mais um jogador, até o quinto minuto — quando os times estão completos, com seis atletas na linha e o goleiro. O jogo ocorre em dois tempos de 20 minutos, fora os acréscimos dados pelo árbitro.

Antes da partida começar, cada técnico ou representante escolhe uma carta contendo uma "Arma Secreta" que pode ser acionada por meio de um botão durante a partida.

A carta gera alguma alteração nas regras ou efeito imediato — como gols valendo o dobro por algum tempo, suspender um adversário por quatro minutos ou até ganhar um pênalti instantâneo.

Uma carta de shoot-out, lance derivado do pênalti em que um jogador se move na direção do gol para marcar. (Imagem: Twitch Gaules/Reprodução)Uma carta de shoot-out, lance derivado do pênalti em que um jogador se move na direção do gol para marcar. (Imagem: Twitch Gaules/Reprodução)Fonte:  Gaules 

Outro botão presente é o "pênalti do presidente", que pode ser acionado para que o responsável pelo clube faça uma cobrança.

Além disso, em um determinado momento do jogo, um dado é arremessado para gerar um novo modificador na partida, que muda a quantidade de jogadores em campo de acordo com o número resultante.

Onde assistir aos jogos da Kings World Cup?

A disputa das semifinais da Kings World Cup acontece neste sábado (08), às 23h (horário de Brasília), com a grande final acontecendo logo em sequência. As partidas serão em Monterrey, no México, em uma arena montada dentro do estádio do clube profissional da cidade.

É possível acompanhar os jogos no canal da Kings League e Desimpedidos, pelo YouTube e na Twitc, ou pelo canal do próprio Gaules, já que a G3X é uma das candidatas ao troféu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.