Se você tem um negócio digital, pode ser que precise criar o próprio site para divulgar sua empresa. Assim, o Google Sites é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google e que pode ser uma ótima escolha para montar o seu.
A plataforma pode ser uma boa escolha para quem não tem tantos conhecimentos de programação e design e deseja configurar o site por conta própria, uma vez que a interface do Google Sites é simples e bastante intuitiva. Além disso, traz várias opções de layout para facilitar a montagem do site e personalizar as páginas.
Quando você cria seu site, pode tanto usar o próprio domínio disponibilizado pela ferramenta quanto comprar um domínio próprio com o nome da empresa. Depois de configurar, basta continuar gerenciando e atualizando os conteúdos da página.
Ficou interessado e quer saber mais? É só continuar a leitura e descobrir o passo a passo para otimizar sua conta no Google Sites de maneira prática.
Google Sites: veja como criar um site gratuito de forma simples
A seguir, veja um pequeno tutorial de como criar de forma simples e rápida seu site dentro do Google Sites.
1. Crie a conta
Acesse sites.google.com e faça login com sua conta Google. Isso lhe dará acesso ao Google Sites.
2. Comece a criação do site
Clique no sinal “+” para abrir a tela com o layout para criação do site.
(Fonte: Google)Fonte: Google
3. Customize o conteúdo do site
Agora é o momento de customizar as páginas. Na opção “Inserir”, é possível realizar ações como adicionar texto, imagens, incorporar elementos e fazer upload de arquivos.
É possível, ainda, usar outros recursos, como colocar vídeos do YouTube, documentos, planilhas etc. Separe informações relevantes para sua corporação e invista em conteúdos de qualidade.
4. Escolha o tipo de site
O Google Sites também dá a opção para escolher o modelo de site que você quer. Ou seja, você pode optar, por exemplo, por uma página que servirá como portfólio, central de vendas ou site para ser atualizado por várias pessoas.
Desse modo, você o personaliza de acordo com as demandas e o tipo de conteúdo que quer criar.
(Fonte: Google)Fonte: Google
5. Crie as páginas internas
Na aba “Páginas”, você consegue criar as páginas internas do site, segmentando o conteúdo e criando uma hierarquia entre elas.
6. Coloque o site no ar
Depois de tomar todas as decisões e personalizar o site, é só clicar no botão “Publicar” e ele estará no ar.
Quais são as vantagens e as desvantagens do Google Sites?
(Fonte: Google)Fonte: Google
Talvez você esteja se perguntando: vale a pena usar o Google Sites para criar a minha página ou é mais vantajoso usar outra plataforma? Avaliar as vantagens e as desvantagens dessa ferramenta é uma ótima forma de fazer a escolha certa.
A plataforma é recomendada especialmente para quem está iniciando um site e ainda não tem muitos recursos financeiros para investir, por exemplo, na contratação de um profissional que construa uma página do zero. Além disso, por ser gratuita, ela não demanda nenhum investimento inicial.
Outra vantagem é a facilidade de uso. Por ter sido elaborada visando justamente a quem não tem muito conhecimento técnico, a plataforma é bem acessível e intuitiva: basta começar a mexer que se entende como ela funciona.
Já as desvantagens compreendem exatamente essa facilidade. Por ser uma ferramenta 100% gratuita, ela é personalizável até certo ponto. Um site construído do zero tende a ter mais recursos e um layout mais específico, uma vez que, no Google Sites, o usuário está restrito às interfaces oferecidas pelo Google.
Preciso realmente montar um site?
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Outra dúvida possível é: será que todas as pessoas que trabalham com internet precisam criar um site? É uma boa pergunta, pois dá margem a algumas discussões.
Montar um site pode ser uma boa forma de marcar a presença da marca ou da empresa dentro do âmbito digital. O mundo online é repleto de estímulos e de pessoas que estão querendo conquistar a atenção de potenciais clientes.
Assim, um site pode ser, muitas vezes, um diferencial de credibilidade na hora de converter uma compra. Incrível, não é mesmo?
Para ilustrar: nas redes sociais, espaços que muita gente usa para comercializar produtos e seus serviços, são esperados agilidade e imediatismo nas respostas. Já um site funciona como um negócio que está aberto 24 horas, e os clientes podem finalizar sozinhos a compra, independentemente do horário.
E não é só isso, a partir de recursos de marketing digital, você pode conhecer melhor o público que navega em seu site e saber quais são as páginas que ele costuma mais acessar. Dessa maneira, é possível descobrir quais são os conteúdos que chamam mais a atenção e — é claro — focar neles.
Por fim, ter um site pode ser o ponto de virada para o fortalecimento de sua marca no mundo digital. Muita gente não confiará em uma marca a não ser que ela tenha um site em que todas as informações (sobre o local da empresa, formas de contato, proprietários etc.) estiverem bem acessíveis.
Em resumo, dependendo da demanda de seu negócio, pode ser que valha a pena usar uma estratégia casada entre site e redes sociais.
Fontes
Categorias