De acordo com um levantamento do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do estado, os aparelhos celulares lideraram a lista de reclamações no primeiro semestre de 2015. Segundo os dados, foram 2.709 registros, representando cerca de 30% do universo do total analisado e um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.
Dentro desse escopo, os aparelhos da Sony foram os que mais apresentaram reclamações: 865, um aumento surpreendente de 773% em relação ao mesmo período de 2014, quando teve apenas 99 queixas. O índice de solução também caiu bastante, indo de 94% (2014) para 69% (2015). Em segundo lugar, encontramos a Motorola (535 reclamações e índice de solução de 87%) e a Samsung (497 reclamações).
Sony lidera a lista de reclamações para a categoria de aparelhos celulares.
Ranking de reclamações – aparelhos celulares
A listagem conta com o nome das cinco empresas líderes desse ranking, seguido do número de casos e índice de solução.
- Sony – 865 reclamações – 69% (índice de solução)
- Motorola – 535 reclamações – 86% (índice de solução)
- Samsung – 497 reclamações – 95% (índice de solução)
- Microsoft/Nokia – 114 reclamações – 86% (índice de solução)
- LG – 109 reclamações – 89% (índice de solução)
No ano passado, a líder desse ranking era a Samsung, seguida pela Motorola, que manteve o posto. A sequência de empresas era formada pela Nokia, LG e Lenovo/CCE, ou seja, a Sony nem fazia parte do top-5 do Procon-SP.
A Sony apresentou um aumento significativo na quantidade de reclamações quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Linha branca
O levantamento do órgão também revelou que a linha branca, geralmente associada a eletrônicos de grande porte, como fogões, geladeiras e freezers, representa a segunda categoria com mais reclamações. A listagem a seguir revela o nome das marcas, seguido do número de casos e índice de solução.
- Eletrolux – 331 reclamações – 80% (índice de solução)
- Whirpwool / Brastemp / Consul – 308 reclamações – 76% (índice de solução)
- Mabe / GE / Dako / Continental – 202 reclamações – 66% (índice de solução)
- Samsung – 29 reclamações – 67% (índice de solução)
- Esmaltec – 22 reclamações – 56% (índice de solução)
De acordo com o Procon-SP, a linha branca é a segunda categoria de produtos com mais reclamações.
Computadores e produtos de informática
Na sequência, a categoria de computadores e produtos de informática foi aquela que apresentou maior expressão no levantamento realizado pelo Procon-SP. A listagem a seguir revela o nome das marcas, seguido do número de casos e índice de solução.
- Lenovo / CCE – 322 reclamações – 80% (índice de solução)
- Positivo – 165 reclamações – 59% (índice de solução)
- Dell – 75 reclamações – 80% (índice de solução)
- DL – 48 reclamações – 60% (índice de solução)
- HP – 48 reclamações – 86% (índice de solução)
Os computadores e produtos de informática completam a lista de reclamações do Procon-SP.
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