Quem gosta de cinema sabe que montar um sistema de home theater é delicado e pode custar caro, especialmente se você quiser adquirir equipamentos de qualidade. É preciso prestar muita atenção em todos os detalhes para garantir a melhor experiência possível.
Há quem ouse ir ainda mais longe e, além de investir pesado nos equipamentos, planeja toda a decoração da sala com um tema específico. Esses “templos” do cinema são limitados apenas pela criatividade e pelo dinheiro do dono, já que o custo, em alguns casos, ultrapassa os seis dígitos.
Nós fizemos a seleção de algumas salas de cinema geniais. O visual é simplesmente espetacular e certamente vai deixar você impressionado.
Star Wars – Estrela da Morte
Como um home theater tão fiel aos cenários vistos na saga de George Lucas pode se tornar realidade? O dono dessa casa desembolsou algum dinheiro para contratar ninguém menos que o designer Doug Chiang, que trabalhou nos filmes “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” e “Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones”.
A sala de cinema possui três filas de poltronas, sistemas de iluminação com fibra óptica para simular as estrelas e muitos itens dos filmes para decorar o ambiente. As portas para entrar na sala são automáticas, assim como na Estrela da Morte original dos filmes.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
Bem-vindo ao "bat-cinema"
Esta sala de cinema é a reprodução exata de uma caverna e deixaria até mesmo Bruce Wayne com inveja. Medindo cerca de 80 metros quadrados, a sala possui painéis acústicos personalizados que simulam o ambiente de uma caverna de verdade.
A tela CinemaScope de 110 polegadas e o potente sistema de som completam a imersão no ambiente. A caverna conta também com players de DVD, Blu-ray e dois Xbox 360.
(Fonte das imagens: Reprodução/Elite Home Theater)
Da Enterprise para o porão de casa
Gary Reighn é um fã de carteirinha da série “Star Trek”. Tanto que decidiu investir cerca de 30 mil reais para construir uma sala de cinema completamente fiel ao interior da nave Enterprise. Todos os equipamentos e a tela de 102 polegadas são controlados diretamente do assento do capitão da “nave”. Reighn levou mais de dois anos para construir essa maravilha no porão de sua casa, em um espaço de aproximadamente 80 metros quadrados.
(Fonte das imagens: Reprodução/Reighn)
Stargate Atlantis
“Stargate” foi uma série de ficção científica que fez muito sucesso há alguns anos. O maior fã da série parece ser Jacob Yarmuth, que investiu modestos 140 mil reais na criação de um home theater que aproveita a temática da série para deixar os amigos com inveja.
O teto da sala possui um painel com fibra óptica para simular o céu estrelado, com direito a cometas passando e tudo mais. O sistema de vídeo inclui dois megachangers da Sony que gerenciam, cada um, mais de 800 DVDs. O sistema de som é composto por alto-falantes THX e a tela possui 120 polegadas. As portas, é claro, são automáticas. Os detalhes são tão bem trabalhados que a sala de cinema parece ter saído diretamente dos sets de filmagem da série.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
A caverna do homem
O pessoal da Tom Spina Designs misturou um grande número de temas para desenvolver esse ambiente. Nas paredes é possível encontrar “tesouros” retirados de filmes de horror, como a famosa camisa listrada de Freddy Krueger (do filme “A Hora do Pesadelo”) e a máscara de hóquei utilizada por Jason Voorhees na série de terror “Sexta Feira 13”, além de armas e objetos construídos no estilo steampunk. A sala paralela, apelidada de “sala do capitão”, complementa os detalhes da decoração. Lá dentro é possível encontrar até mesmo um modelo em tamanho real do monstro Pyramid Head, da série Silent Hill.
(Fonte das imagens: Reprodução/Tom Spina Designs)
Submarino abandonado
Wayne Eyre queria decorar sua nova casa e decidiu investir mais de 200 mil reais em uma sala de cinema completamente fantástica. Eyre contratou o designer e especialista em efeitos especiais Dean Johnstone para construir um submarino que parece ter encalhado em uma ilha deserta. A decoração é tão bem feita que possui até mesmo torpedos de plutônio que brilham no escuro, periscópio e muitos outros detalhes.
A noiva de Eyre, Stacey James, no entanto, diz que gostou da decoração, mas que ficaria satisfeita com uma sala de cinema comum. Os filhos do casal adoraram o novo ambiente.
(Fonte das imagens: Reprodução/Stuff)
Harley Davidson
A sala de cinema da Harley Davidson foi desenvolvida pela Home Concepts, que transformou um porão úmido e sujo em um ambiente incrível. Os detalhes da decoração incluem centenas de adereços da marca, um bar, uma mesa de pôquer e uma moto Harley estacionada na sala.
Para exibir os filmes, a sala conta com três telas independentes: uma TV de plasma Samsung com 58 polegadas, uma tela com 32 polegadas próxima à mesa de poker e outra com 46 polegadas junto ao bar — que se esconde no teto quando não está em uso. Todos os componentes são gerenciados por um controle remoto com tela de toque.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
A sala do gladiador
Dan Caldwell, também conhecido como Punkass, é um lutador de Mixed Martial Arts. Ele é cofundador e CEO da TapouT, uma empresa que fabrica produtos esportivos. Quando o lutador/executivo decidiu construir uma sala de cinema na sede da empresa, ele logo pensou no tema “gladiadores romanos”.
O cinema completo possui 93 lugares, quase o suficiente para acomodar os mais de 150 funcionários da empresa. A TapouT, que também produz comerciais, curtas e até mesmo um reality show, utiliza a sala para exibir seus filmes para os colaboradores. Como muito do material exibido é relacionado a lutas, Caldwell queria que as pessoas se sentissem dentro de uma arena ao entrar no cinema.
A tela possui 197 polegadas e o sistema de som também é poderoso, para que todas as pessoas que entrem na sala tenham a mesma experiência sonora em qualquer um dos 93 assentos.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
O cinema perfeito para quem curte ficção científica
Você é um fã de sci-fi? Então vai gostar de conhecer a sala de cinema montada por David Winn. Ele gastou cerca de 200 mil reais para desenvolver a decoração baseada nos maiores sucessos de ficção científica do cinema. Entre os itens de decoração estão figuras em tamanho real do Predador, Alien e mais uma infinidade de criaturas e objetos.
Quando as luzes se apagam, todos os bonecos que decoram o cenário ganham vida, para desespero dos marinheiros de primeira viagem que ainda não conhecem a sala. Segundo Winn, o cinema foi baseado no tema (concebido por ele) “nave espacial carregando criaturas de alta periculosidade”. A tela de projeção possui 144 polegadas.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
O retorno do Titanic
A decoração refinada do Titanic, que ainda repousa no fundo do oceano atlântico, inspirou o designer Donnie Hacket a desenvolver uma sala de cinema baseada na escadaria central do navio. A claraboia possui um sistema de iluminação próprio apenas para simular o céu estrelado.
Hacket diz que um dia, enquanto assistia TV, passou pelo filme, exatamente na cena da escadaria. Na mesma hora, ele decidiu que precisava construir uma sala de cinema com o tema. Todo o luxo do transatlântico está representado na sala, e o equipamento eletrônico fica oculto atrás de painéis decorativos para não quebrar o clima.
(Fonte das imagens: Reprodução/Electronic House)
Star Wars
A decoração desta sala inclui seis painéis de TV controlados por uma central dedicada. O cenário inclui muitos elementos característicos da série, e a iluminação é proporcionada por um avançado sistema de fibra óptica que faz qualquer um se sentir dentro de uma nave dos filmes.
Para completar a decoração, existem duas réplicas dos robôs R2D2 e C3PO em tamanho real que interagem com os visitantes da sala.
(Fonte das imagens: Reprodução/Gizmodo )
Piratas do Caribe
Esta fantástica sala de cinema baseada na série “Piratas do Caribe” fica na sede da Elite HTS — empresa que fabrica equipamentos para home theater — em Palm Beach, nos Estados Unidos. Com uma fidelidade de detalhes completamente inacreditável, é como se você estivesse voltando para o século 17, direto para um filme da série.
O CEO da empresa, Bobby Bala, declara: “O que nós queríamos era criar uma experiência de imersão completa. Nosso desejo era fazer com que os clientes se sentissem como crianças novamente, perdidos no mundo da fantasia de seus filmes favoritos, passando a fazer parte da experiência.”
O custo da sala? Meros 2,5 milhões de dólares, algo em torno dos 5 milhões de reais.
(Fonte da imagem: Reprodução/Central Interior Design)
Fonte: Device Magazine, Central Interior Design, Gizmodo, Electronic House, Stuff, Tom Spina Designs, Reighn, Elite Home Theater
Categorias