O que está por trás do enorme 'buraco negro' em Marte? Descubra!

Imagem de: O que está por trás do enorme 'buraco negro' em Marte? Descubra!
Imagem: NASA/JPL/Universidade Estadual do Arizona

Um poço misterioso na encosta de uma estrutura vulcânica em Marte tem gerado discussões acaloradas sobre a sua natureza. Além de possíveis insights sobre a geologia marciana, pesquisadores especulam que a estrutura poderia ter sido um acesso a cavernas subterrâneas – capazes de ter abrigado vida –, à medida que o planeta perdeu seu campo magnético protetor e sua atmosfera.

A foto não é nova: foi captada em 15 de agosto de 2022, pela sonda Reconnaissance Orbiter, que orbitava o Planeta Vermelho a uma altitude de 256 quilômetros. Embora seja um entre muitos, esse poço chamou a atenção dos observadores por ser vertical. Ou seja, pode ser um antigo tubo de lava, mas pode, quem sabe, levar a uma grande caverna protetora no subsolo marciano.

E, se serviu (ou ainda serve) para abrigar vida marciana, um suposto abrigo desse tipo poderia, em um futuro próximo, também proteger astronautas terrestres que, após cumprirem suas missões, necessitariam de repouso livres de uma radiação 40 a 50 vezes maior que a do nosso planeta.

O mistério do "buraco negro" de Marte pode revelar revelar, na verdade, atividade vulcânica

Deixando de lado as "viagens marcianas" no sentido especulativo, o que buracos nas laterais de vulcões podem dizer com certeza é que houve intensa atividade vulcânica em Marte. Durante as erupções, a lava passa por tubos, ou túneis, de lava que se esvaziam quando o vulcão se estingue.

Esse tipo de estrutura – que é comum não apenas em Marte, mas também na Terra e na Lua – pode desmoronar se a crosta for muito fina, formando um canal. Mas, se o teto colapsar apenas em uma pequena área, pode ocorrer um buraco profundo, como esse que foi fotografado na região marciana de Arsia Mons.

Análises das fotos mostraram que o buraco do vulcão marciano tem 35 metros de diâmetro e uma profundidade de 20 metros até a caverna abaixo.

Qual a melhor explicação para o buraco em Marte?

Imagem dos vulcões de Marte, mostrando Arsia Mons embaixo, mais ao sul.Imagem dos vulcões de Marte, mostrando Arsia Mons embaixo, mais ao sul.Fonte:  NASA/JPL-Caltech/Universidade Estadual do Arizona

Na Terra, um buraco como o fotografado pela câmera HiRise em Marte seria considerado um sumidouro – aberturas naturais que absorvem a água da superfície e dissolvem as rochas calcárias abaixo. No entanto, não existem rochas carbonáticas e muito menos água em Marte! Ou seja, a explicação mais factível é que o buraco conduza a um tubo de lava.

Na verdade, é perfeitamente natural que existam milhares de tubos de lava em Marte, pois, como a gravidade do planeta é mais fraca que a da Terra, essas "cavernas" poderiam ser muito maiores. Algumas "trincheiras" que normalmente aparecem em fotos do Planeta Vermelho podem ser antigos canais que colapsaram com o tempo.

Por enquanto, só teremos hipóteses sobre o mistério buraco de Arsia Mons. Mas futuras missões enviadas a Marte conseguiriam ter acesso ao fundo do poço, com dispositivos como o helicóptero Ingenuity da NASA, que hoje se encontra preso ao solo marciano com uma de suas pás de rotor danificada.

Fique sempre atualizado com mais estudos sobre Marte aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir como o maior vulcão do Sistema Solar pode ter sido uma ilha em Marte. Até a próxima!