De onde veio a água da Terra? Novo estudo aponta para uma família de asteroides

Imagem de: De onde veio a água da Terra? Novo estudo aponta para uma família de asteroides
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Teorias de que a Terra poderia ter recebido parte de sua água transportada por asteroides que colidiram com o nosso planeta durante a sua formação poderão ser testadas de forma consistente a partir de um estudo recente, publicado na revista Icarus. Nele, a estudante de doutorado em física da Universidade da Flórida Central, Brittany Harvison, analisa asteroides primitivos.

No contexto da origem da água na Terra, o trabalho liderado por Harvison teve como objetivo específico "compreender como esses asteroides primitivos foram transportados para o caminho da Terra. Portanto, explorar asteroides primitivos no Sistema Solar hoje poderia ajudar a traçar um quadro do que estava acontecendo há tantos anos", diz o estudo.

Para isso, Harvison se debruçou sobre uma extensa biblioteca de dados de telescópios infravermelhos. A metodologia consistiu em analisar a composição espectral de 25 membros da Erigone, uma família de asteroides primitivos ricos em água, que pode fornecer pistas sobre a criação do nosso Sistema Solar.

Buscando a origem da água na Terra em pedras

Asteroides carbonáceos podem ter transportado água para a Terra.Asteroides carbonáceos podem ter transportado água para a Terra.Fonte: NASA/JPL-Caltech

Compreender a natureza de asteroides primitivos é um tema relevante, não só para rastrear a origem da água na Terra, como também para desvendar outros mistérios, como a formação do Sistema Solar, a busca por vida extraterrestre e até possíveis ameaças ao planeta. Nesse sentido, missões espaciais, como a Hayabusa2 da JAXA e a OSIRIS-REx da NASA, já coletaram amostra de Ryugu e Bennu.

Uma das famílias de asteroides candidatas para trazer água ao nosso planeta, a Erigone, foi uma das últimas estudadas no projeto Levantamento Espectroscópico de Asteroides Primitivos (PRIMASS na sigla em inglês). Embora composta principalmente por rochas carbonáceas, que podem conter água, a família ainda não havia sido estudada, diz Harvison.

O grande achado na pesquisa atual é que todos os membros da família Erigone partilham uma espécie de "assinatura" única em sua composição, que não está presenta em nenhuma outra família primitiva de asteroides. Como os níveis de hidratação são exclusivos, conseguir saber quem transportava mais água no passado pode apontar os nossos "fornecedores".

Qual a importância da pesquisa sobre os asteroides Erigone

A missão Lucy visitará um asteroide Erigone em abril de 2025. A missão Lucy visitará um asteroide Erigone em abril de 2025. Fonte:  NASA

O estudo dos dados obtidos sobre Bennu e Ryugu, enriquecido com a atual pesquisa sobre as famílias de asteroides primitivos Erigone e Polana, é um pontapé inicial não só para futuras observações do Telescópio Espacial James Webb, como também para estabelecer destinos de missões da NASA.

Nesse sentido, a pesquisa de Harvison foi providencial no sentido de orientar a próxima missão Lucy da NASA, cuja espaçonave visitará o asteroide Donaldjohanson, um potencial membro da família Erigone (segundo seu espectro), na primavera de 2025, antes de seguir sua missão principal de observação de oito rochas troianas no planeta Júpiter.

Mantenha-se atualizado com os últimos estudos astronômicos aqui no TecMundo. E aproveite para saber mais sobre o, novo cinturão de asteroides que pode ter sido descoberto no Sistema Solar.