Céu de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas e ocultações lunares

2 min de leitura
Imagem de: Céu de maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas e ocultações lunares
Imagem: Getty Images

O mês de maio está repleto de eventos celestes fascinantes para os entusiastas da astronomia em todo o mundo. Os espetáculos noturnos que estão por vir vão desde ocultações de planetas pela Lua até uma fantástica chuva de meteoros!

Neste mês, teremos 3 ocultações lunares, fenômeno que ocorre sempre que a Lua passa na frente de um objeto celestial, como um planeta ou uma estrela, a partir da perspectiva de um observador na Terra. O primeiro deles ocorrerá no dia 3, em que a Lua ocultará o planeta Saturno na direção da constelação de Aquário.

O segundo ocorrerá duas noites depois, no dia 5, e a Lua ocultará o planeta Marte na constelação de Peixes. Finalmente, a última ocultação lunar de um planeta no mês ocorrerá no dia 31, quando a Lua ocultará o planeta Saturno novamente na constelação de Aquário.

Registro de uma ocultação lunar de Saturno.Registro de uma ocultação lunar de Saturno.Fonte:  Jens Hackmann 

Porém, o evento celeste mais importante do mês é a chuva de meteoros Eta Aquáridas (ou Eta Aquarídeos) prevista para ter seu pico de atividade na noite do dia 5 de maio! Essa chuva, considerada de porte médio, será capaz de produzir entre 50 a 60 meteoros por hora nesta noite.

A Eta Aquáridas ocorre anualmente entre os dias 19 de abril e 28 de maio e é causada pelos restos de partículas de poeira e pequenas rochas espaciais deixadas pelo famoso cometa Halley em sua órbita ao redor do Sol. Essa chuva de meteoros é particularmente fácil de ser vista do Brasil (e de todo o Hemisfério Sul) por conta de sua localidade: os meteoros irradiarão da constelação de Aquário, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Um meteoro da chuva Eta Aquáridas rasgando o céu dos Estados Unidos.Um meteoro da chuva Eta Aquáridas rasgando o céu dos Estados Unidos.Fonte:  Mike Taylor 

Este ano, em especial, a observação da Eta Aquáridas será particularmente facilitada pela presença da lua minguante no céu, já bem próxima da fase nova, que deixará o céu mais escuro e facilitará a observação dos meteoros de brilho mais fraco. Para acompanhar o fenômeno, tente ir a um local escuro e longe dos grandes centros urbanos.

O uso de aplicativos de observação do céu como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos para auxiliar a visualização desses eventos astronômicos.

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de maio de 2024

01/05: Lua em Quarto Minguante

03/05: Ocultação lunar de Saturno

05/05: Pico da chuva de meteoros, Eta Aquáridas e ocultação lunar de Marte

06/05: Conjunção entre Lua e Mercúrio

08/05: Lua Nova

09/05: Mercúrio em maior elongação ocidental (melhor visualização)

15/05: Lua em Quarto Crescente

23/05: Lua Cheia

31/05: Ocultação lunar de Saturno

Céus limpos e boas observações!

Fique sempre atualizado os todos os eventos astronômicos do mês, aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de maio com seus amigos nas suas redes sociais. Até breve!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.