Ponto de interrogação gigante aparece em imagem do Telescópio James Webb; veja

Imagem de: Ponto de interrogação gigante aparece em imagem do Telescópio James Webb; veja
Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI

Recentemente, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) e a Agência Espacial Europeia (ESA) divulgaram uma nova imagem do par de estrelas Herbig-Haro 46 e 47. Poucos dias depois, astrônomos profissionais, amadores e entusiastas da área relataram que a imagem apresenta uma formação cósmica com a aparência de um ponto de interrogação.

Ao ampliar a imagem capturada pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), é possível observar um ponto de interrogação misterioso no espaço, próximo ao nascimento das estrelas. A formação é dominada pela cor vermelho, por conta do Redshift (desvio para o vermelho) que é a medida de luz vermelha em objetos espaciais distantes, como galáxias, estrelas, entre outros. Ou seja, quanto mais vermelho é o objeto, maior é a distância em relação à Terra.

O ponto de interrogação pode ser observado em uma ampliação no centro inferior da imagem capturada pelo telescópio James Webb.O ponto de interrogação pode ser observado em uma ampliação no centro inferior da imagem capturada pelo telescópio James Webb.Fonte:  NASA/ESA/CSA/J. DePasquale/STScI

“Herbig-Haro 46/47 é um objeto importante para estudar porque é relativamente jovem — apenas alguns milhares de anos. As estrelas levam milhões de anos para se formar. Alvos como esse também fornecem aos pesquisadores informações sobre como as estrelas acumulam massa ao longo do tempo, potencialmente permitindo que eles modelem como nosso próprio Sol, uma estrela de baixa massa, se formou”, a ESA descreve em comunicado.

Ponto de interrogação no espaço

Por enquanto, os cientistas ainda não sabem o que é o ponto de interrogação na região estelar, contudo, sabem que está significativamente longe. Eles acreditam que pode se tratar de dois objetos massivos, provavelmente, galáxias distantes que interagem entre si. A interação entre duas galáxias pode explicar o formato misterioso, já que as forças gravitacionais entre elas podem causar alterações em suas formas. Por exemplo, o par de galáxias Antennae se assemelha com a clave de fá de uma partitura musical.

A imagem ampliada mostra a impressionante semelhança com um ponto de interrogação.A imagem ampliada mostra a impressionante semelhança com um ponto de interrogação.Fonte:  NASA/ESA/CSA/J. DePasquale/STScI

Naturalmente, os cientistas ainda descobrirão diversos objetos espaciais com formatos misteriosos nos próximos anos, já que o JWST e outros telescópios podem coletar dados infravermelhos distantes. A formação das estrelas Herbig-Haro 46/47, onde foi descoberto o ponto de interrogação, está localizada a aproximadamente 1.470 anos-luz da Terra.

“Provavelmente é uma galáxia distante, ou galáxias potencialmente interativas (suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação). Esta pode ser a primeira vez que vimos este objeto em particular. Um acompanhamento adicional seria necessário para descobrir o que é [o objeto cósmico] com certeza. Webb está nos mostrando muitas galáxias novas e distantes — então há muita ciência nova a ser feita!”, disse um porta-voz do  Space Telescope Science Institute (STScI) ao site Space.com.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro sobre as mais recentes descobertas astronômicas aqui no TecMundo!