Céu de agosto terá duas Superluas e chuva de meteoros Perseidas

2 min de leitura
Imagem de: Céu de agosto terá duas Superluas e chuva de meteoros Perseidas
Imagem: Catalin Paduraru

Agosto promete ser um mês repleto de espetáculos astronômicos para aqueles que se maravilham com o céu noturno. Assim como as semanas anteriores que nos presentearam com uma série de eventos emocionantes, o próximo mês reserva ainda mais surpresas para os entusiastas da astronomia: de conjunções planetárias à chuva de meteoros, as noites de agosto convidam o nosso olhar a se deslumbrar com as maravilhas celestes acima!

Uma superlua azul na Antártica.Uma superlua azul na Antártica.Fonte:  Li Hang. 

As Superluas de Agosto

O céu de agosto reserva duas Superluas, uma no início e outra no final do mês. A primeira ocorrerá no dia 1, quando a Lua estará localizada em oposição à Terra do Sol e será totalmente iluminada do ponto de vista da Terra.

A segunda Superlua, chamada de Superlua Azul, ocorrerá no dia 31, quando nosso satélite natural estará na constelação de Capricórnio. O termo lua azul é usado para a segunda Lua Cheia que acontece em um único mês. Já o prefixo super é devido ao fato de que a Lua Cheia coincidirá com sua maior aproximação da Terra, isto é, seu perigeu. Em ambas as noites a Lua irá aparecer um pouco maior e mais brilhante no céu do que o normal.

O maior espetáculo do mês de agosto será a chuva de meteoros Perseidas, uma das melhores e mais famosas da categoria! Trata-se de uma chuva de alto porte, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O fenômeno é produzido pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862.

A chuva de meteoros Perseidas no céu da Eslováquia.A chuva de meteoros Perseidas no céu da Eslováquia.Fonte:  Petr Horálek 

As Perseidas, famosas por produzir um grande número de meteoros brilhantes, ocorre anualmente de 17 de julho a 24 de agosto e, este ano, atingirá seu pico de atividade na noite de 12 de agosto e nas primeiras horas da manhã do dia 13. Como a Lua estará crescente, a visibilidade dos meteoros não será afetada de forma significativa pelo seu brilho. Para melhor visualização do evento, o ideal é estar em um lugar escuro após e longe dos grandes centros urbanos. Os meteoros irradiarão da constelação de Perseus, mas podem aparecer em qualquer lugar do céu.

Aplicativos de observação astronômica como Carta Celeste, Sky Map e Stellarium são ótimos aliados na identificação de constelações e outros objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de agosto de 2023

01/08: Superlua Cheia

10/08: Mercúrio em máxima elongação (melhor visualização)

12 e 13/08: Pico de atividade da chuva de meteoros Perseidas

16/08: Lua Nova

24/08: Lua em Quarto Crescente

24/08: Ocultação de Antares pela Lua

27/08: Saturno em oposição (boa visualização)

30/08: Conjunção entre Lua e Saturno

31/08: Superlua Cheia Azul

Céus limpos e boas observações!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a matéria com seus amigos nas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.