Anatel lança novo app que facilita a reclamação contra operadoras

1 min de leitura
Imagem de: Anatel lança novo app que facilita a reclamação contra operadoras
Avatar do autor

Se você já teve que fazer alguma reclamação contra sua operadora de telefonia, deve saber que esse tipo de procedimento está longe de ser simples. Algumas ligações e diversos protocolos são envolvidos no processo, que pode demorar bastante de acordo com o problema enfrentado. Mas a Anatel acaba de lançar uma nova ferramenta que torna tudo isso mais simples.

Trata-se do aplicativo Anatel Consumidor. Ele foi criado para permitir que qualquer consumidor faça o registro e o acompanhamento de reclamações contra as empresas. Além disso, também é possível fazer pedidos de informações e envio de sugestões à própria Anatel, existindo ainda uma seção totalmente dedicada às perguntas e respostas frequentes.

Entre as principais reclamações que podem ser feitas no sistema estão: problemas com bônus, erros em faturas, cobranças, cancelamentos e bloqueios indevidos. Para utilizar o aplicativo, será necessário criar uma conta com o seu CPF por meio do próprio sistema. Vale lembrar que o app abrange operadoras de telefonia móvel, telefonia fixa e televisão por assinatura.

"Último recurso"

Vale lembrar o que a própria Anatel declara: "Antes de fazer uma reclamação na Anatel, busque primeiro resolver a demanda junto à sua prestadora de serviços de telecomunicações e aguarde os eventuais prazos para resolução que ela lhe informar. Somente registre reclamações na Anatel caso a prestadora não lhe responda ou caso considere que a resposta não atende aos seus direitos. ".

Depois dos registros na Anatel, as reclamações são encaminhadas às operadoras, que têm cinco dias úteis para enviarem respostas oficiais aos problemas apresentados. É importante lembrar que este não é o primeiro aplicativo para portáteis produzido pela Anatel. A Agência já havia liberado um software para teste de banda larga e outro para a consulta da qualidade das operadoras. Para baixar o Anatel Consumidor, escolha um dos links abaixo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.